sábado, 17 de agosto de 2013

Lobisomens: Hierarquia e Segredos

Olá amantes da noite,venho trazer a vocês o post que terá quase tudo de mais importante que vocês precisam saber sobre meus seres preferidos,os Lobisomens.



Os lobos,animais fascinantes não acham? Quantas lendas foram criadas por medo ou fascínio por eles? Quanta beleza se esconde por trás de sua voracidade? Muitos mitos, folclores, lendas e deuses giram em torno dos lobos e dos homens, por que não de homens e lobos unidos em um só? Mas será que nossa história já não gira em torno desses homens/lobos? Essa é a pergunta que marca história!

Os lobisomens, filhos das lendas...Os lycans, filhos de Lycaon...Os garou, filhos de Gaia e todos filhos da imaginação humana... Será?
Antes de responder verdade ou ficção, conheçam agora verdadeiramente esses tão místicos seres...
Um licantropo é o ser sobrenatural híbrido de homem e lobo, seu nome vem do grego λυκάνθρωπος,λύκος, lykos, "lobo" e άνθρωπος, antropos, "homem", originário de lendas Europeias, era um ser humano com habilidade de se transformar em um lobo ou algo parecido em noites de lua cheia e voltando ao normal novamente ao amanhecer.
Diversas culturas possuem seres semelhantes como o Versipélio dos romanos, o Volkodlák dos eslavos, o Werewolf ou Dracopyre dos saxões, o Wahrwolf dos alemães, o Óboroten dos russos, o Hamtammr dos nórdicos, o Loup-garou dos franceses, o arbac-apuhc da Península Ibérica, o Lobisomem dos brasileiros e da América Central e do Sul, com suas modificações fáceis de Lubiszon, Lobisomem, Lubishome; nas lendas destes povos, trata-se sempre da crença na metamorfose humana em lobo.

Características

São seres sempre retratados como lobos grandes ou híbridos, metade homens e metade lobos, negros com olhos vermelhos ou amarelos aterradores, orelhas pontudas,unhas e dentes enormes e, pelo arrepiado como um cão raivoso. Porém sua descrição varia de cidade em cidade ficando difícil saber qual seria a verdadeira.


Quando relatados na forma de lobos são grandes de pelo escuro, olhos flamejantes, dentes enormes e caninos mostrando-se para fora da boca, cauda longa e rosnado forte e aterrorizante.
Quando na forma de hibrido, é segundo as lendas, um ser grande, bem maior do que os homens, peludo e musculoso, com focinho longo, dentes afiados como facas, garras curvas com as quais poderia destroçar suas presas, sem cauda em sua forma peculiar, com medidas de 2 a 3 metros de altura, seria uma besta rápida, forte e ameaçadora!
Mesmo em sua forma humana um lobisomem apresenta uma serie de características, é uma pessoa desconfiada, sempre olhando tudo em volta, é alto, magro, pálido, unhas e orelhas grandes, corpo muito peludo e sobrancelhas unidas.

Contágio

As formas de se tornar lobisomem são diversas,você pode:
Sobreviver a um ataque, pois a mordida ou arranhão transmite o vírus ou se um lobisomem que possa se controlar (o que é raro em lendas) resolver te transformar quando em noite de lua cheia. Algumas lendas dizem que o vírus só pode ser adquirido durante a lua de sangue, a lua cheia ou o Quarto Minguante (período de 3 dias após a lua cheia).
Pedir para ser maldiçoado por algum ser com essa habilidade como magos, feiticeiros, xamãs ou em poucos casos como Lycaon, por um deus.
E a ultima forma seria a auto-indução, ou seja, por um ritual (o qual será postado aqui como prometido).




Origens


A lenda do lobisomem popular vem da Europa, porém sua verdadeira origem vem de muito antes, da Mitologia Grega...Com o rei Lycaon.
Lycaon era o rei mitológico da Arcádia ,era casado com a ninfa Cyllene, era um governante cruel que não apenas oferecia sacrifícios humanos (homens, mulheres e crianças) aos deuses, mas também devorava carne humana em horríveis banquetes. Assim como Lycaon seus 50 filhos eram homens cruéis (menos o caçula Nyctimus), participando de suas festas macabras.
Furioso com a crueldade de Lycaon, Zeus em pessoa o amaldiçoou e a seus filhos, transformando-os em lobos (há também mitos em que Lycaon era um deus menor que por exigir sacrifícios humanos foi amaldiçoado), até que desistissem da carne humana por dez anos.
Parte dos filhos de Lycaon eram imortais, seja por seu pai ser supostamente um deus ou por sua mãe ser uma ninfa, assim os filhos (os Lycans) se espalharam pelo mundo.
Do nome Lycaon, surgiram os nomes licantropia e licantropo e outra lenda diz que ele ofereceu a Zeus a carne de uma criança em um banquete, e por isso foi transformado em lobo.
As lendas mais modernas se encontram na Europa... Com a Besta de Gévaudan. No Século XVI uma besta aterrorizava a região francesa de Gévaudan, vários ataques foram relatados e depois de muito tempo a besta foi caçada e morta e entregue a corte de Luis XV.
Muitos relatos de sobreviventes foram coletados e do ponto de vista histórico a besta realmente existiu. Ele matava suas vítimas atacando a garganta com a boca, diziam ser um animal de cor avermelhada e com odor insuportável. Acreditasse, segundo criptozoologos, que se tratava de uma hiena ou um mesoniqídeo (animal extinto a milhares de anos), que era um tipo de "lobo com cascos", mas nada comprovado.
Bom, seria dai que surgiram as crenças modernas sobre o lobisomem conhecido. Na história da Besta foram mortas não só uma, mas duas bestas, a primeira foi declarada como um lobo muito grande que na época, supunha-se que fosse "a besta", mas duas crianças foram mortas depois e um novo lobo foi morto, dessa vez, com uma bala de prata benzida por um padre, o que deu origem a lenda do lobisomem.

Vulnerabilidade

Os lobisomens segundo as suas lendas só poderiam ser mortos por objetos de prata, o simples contato já os faria sofrer, e quase nada os machucaria, exceto o fogo e uma simples planta chamada Acônito ou mata-lobos (Aconitum Vulparia), que seria como a verbena é para os vampiros, além de ser venenosa aos seres humanos também.

Curas: A licantropia é até onde se sabe incurável, a não ser talvez pela sua libertação de sua maldição pela entidade que o amaldiçoou. No filme Van Helsing, Drácula é o único que possui a cura por proteção e ela é conseguida através da ciência, que no caso poderia trazer a cura a um homem amaldiçoado.



Epidemias medievais

Durante a idade media, se tiveram relatos de epidemias de licantropia por toda a Europa uma das possíveis causas da Inquisição, porém não pude achar informações de valor sobre o assunto, somente posso dizer o básico.
Uma grande epidemia licantrópica se espalhou pela Europa durante os séculos XV e XVI, o que unido ao surto de bruxaria e heresia deu origem a Santa Inquisição, movimento que acabou por matar milhares de pessoas e tornar a igreja católica uma das mais odiadas por protestantes e ateus desde aquela época até os dias de hoje.




No ponto de vista cientifico

No ponto de vista cientifico,a licantropia não passa de um delírio ou doença mental que afeta um indivíduo,fazendo-o acreditar que pode se tornar um lobo,chama-se licantropia clinica.É um estado clinico onde o paciente acredita que pode ou já se transformou em um lobo ou lobisomem,por isso o nome.


Na literatura

 No século XIX três romances revolucionaram o mundo licantropico na literatura, foram eles Hughes The Werewolf de Sutherland Menzies, Wagner the werewolf de George W.M.Reynold, oitenta anos depois um livro sobre lobisomens foi o que chamou mais atenção, The werewolf of Paris de Guy Endore, seguido de The Wolf Man.
Ultimamente os lobisomens vem se tornando cada vez mais frequentes na literatura, em series de livros, como The Vampire Diaries, Twilight, Underwolrd, Fúria lupina, etc. E esta garantido que permanecerão na literatura por muito tempo.

Ritual 

 O ritual a seguir deve ser realizado com total consciência das consequências! Não dando certeza de que funciona, pois nunca foi testado, deve-se ter cuidado. A fonte é de um livro do ano de 1865. O ritual é o seguinte:
Aquele que desejar se transformar em Oborot(lobisomem), que procure na floresta por uma árvore caída e a apunhale com uma faca de cobre, caminhando ao redor da mesma e repetindo o seguinte feitiço:
No mar, no oceano, na ilha, em Bujan
Sob o pasto vazio brilha a lua, sob o cepo
apoiado num tronco verde, em um vale sombrio.
Na direção do cepo vagueia um lobo desgrenhado
Procura o gado chifrudo para saciar suas presas brancas;
Mas o lobo não entra na floresta,
Mas o lobo não mergulha no vale cinzento,
Ó Lua, lua dos chifres dourados,
Restrinja o voo das balas, cegue as facas dos caçadores,
Quebre os cajados dos pastores,
Espalhe o medo selvagem entre o gado,
Entre os homens e todas as criaturas rastejantes,
Que eles nunca capturarão o lobo cinzento,
Que eles nunca arrancarão sua pele morna,
Minha palavra é fidedigna, mais fidedigna que o sono,
Mais fidedigna que a promessa de um herói!
Então salta-se três vezes sobre a árvore e corra para a floresta,transformado num lobo.

O feitiço só irá funcionar se você possuir total fé no que está fazendo, se desprenda de tudo que é mundano, com exceção do animal especifico!

Os Garou:

Os Garou são uma raça de lobisomens filhos da Mãe Terra, Gaia, criados para proteção e guia dos humanos, são o que chamaríamos de lobisomens bons (quando querem), podem se controlar e se transformar quando precisarem.
Eles são crianças normais até que em algum momento entre seus 10 e 16 anos tem sua primeira transformação, a partir dai são guiados a um rito de passagem especifico, até que estejam prontos, e se tornem verdadeiros Garou.
Não se reproduzem uns com os outros, somente com humanos ou lobos (segundo pesquisas). Nunca Garou com Garou.
São lobisomens que seguem rituais rotineiros em oferenda a Gaia e sua única diferença dos lobisomens tradicionais é que eles teriam total raciocínio durante a transformação.
Embora tenham características bem desenvolvidas são muito frequentes em jogos de vídeo-game e computador o que pode significar que são apenas criações dos jogos.

Peeira











Um tipo de lobisomem fêmea, originaria de lendas de Portugal. É um ser que geralmente se torna líder da alcateia no lugar do Alpha. Seria uma mulher, que ao se tornar lobisomem, acaba por ser uma criatura bem mais evoluída, possuindo capacidade de comandar com sabedoria seu grupo.
É totalmente mágica, podendo controlar alcateias inteiras de lobos e de conversar com lobos facilmente.

Hierarquia licantrópica:











A hierarquia dos lobisomens é a mesma dos lobos, com o Alpha como líder, e os ômegas ou betas como seus subordinados. A única diferença entre hierarquia dos lobos e dos lobisomens é a de que se houver uma fêmea no bando dos lobisomens, ela se torna a Alpha que manda no Alpha.

 

Animagia


No universo de Harry Potter e em alguns pontos da vida real, há aqueles magos ou feiticeiros de que tanto ouvimos falar, o animago nada mais é do que um desses bruxos, mas que pode voluntariamente se transformar em um animal qualquer. Usando a animagia esse mago poderia se transformar, por seu próprio querer, em um lobisomem ou lobo o que de acordo com diversos tipos de cursos de magia, somente um iniciado em magia de alto nível seria capaz de se transmutar em um animal.
Mesmo com essa barreira de ter que ser iniciado, se houverem bruxos devem também existirem os homens-lobos.
 

Relatos


Não tenho nenhum relato para ser postado por mim mesmo a não ser um relato antigo de meu irmão mais velho.

"Era noite, quase dez horas, a casa cheia, meu avô, minha avó e seus 2 filhos, todos estão quietos lá dentro da casa, até que por algum motivo meu pai saiu da casa, somente com Lucas, meu primo. Eles passaram um bom tempo lá fora, a lua cheia se via no céu quando que quase sem aviso alguns sons foram ouvidos, como um cavalo ao correr, passos pesados, do chiqueiro ao lado da casa os porcos grunhinham, estavam sendo atacados. Meus pai e meu primo correram assustados para dentro, quando a besta passara na frente da janela, com um porco em suas mãos devorando-o e despedaçando-o, quando a besta olhou para eles largou o porco no chão e correu para a mata. Foi quando meu avô achou o facão, mas a fera já se encontrava longe. Era tarde demais.."

Essa foi a história que meu irmão me contou quando eu era pequeno. Ele jurou que foi real.
Se postasse outro relato estaria fraudando, então deixo vocês só com esse por enquanto.

Já dá pra perceber que os lobos inspiraram os lobisomens e que os lobisomens estão ligados fixamente ao nosso passado, só resta uma coisa a ser perguntada. Depois de tudo que foi dito...Você acredita em lobisomens?

22 comentários:

  1. Ótimo texto!!!
    Obrigado por compartilhar!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu comentário!!!
    Você postaria alguma coisa de bruxas?.. sou fanática.rsrs

    ResponderExcluir
  3. Muito ótima sua postagem, amei mesmo <3

    ResponderExcluir
  4. Eu vi um primo meu se transformando mais ele so conseguiu na senana santa

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto.. pesquisei mas afundo pois tenho história de meu avô e país relatos que podem ser mentira mas ao contado com muitas preciosidades de detalhes

    ResponderExcluir
  6. dizem que esse tipo de ritual é satânico procure um wincca

    ResponderExcluir
  7. sou menina e acredito 100% vou relizar um ritual americano wincca que n envolve satanismo
    e quando eu conseguir niguem ninguém vai pelo menos tentar tirar ele de mim !!!
    e se tentarem !!!

    ResponderExcluir